Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chaetostoma fastigiatum Naudin NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-11-2011

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Chaetostoma fastigiatum possui EOO de 33.253,190 km² e foi considerada uma provável espécie em extinção devido as poucas e antigas coletas feitas principalmente no final do século XIX. Uma revisão feita por Koschnitzke (2006) mostra que essa espécie também possui ocorrência nas Serras da Mantiqueira e da Canastra (Baumgratz, com. pess.). Portanto faz-se necessário um maior esforço de coleta a fim de verificar o real estado de conservação da espécie que ocorre em áreas alteradas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chaetostoma fastigiatum Naudin;

Família: Melastomataceae

Sinônimos:

  • > Chaetostoma canastrense ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

O hipanto com longos tricomas flexuosos é a característica inconfundível dessa espécie. Pelo tamanho e formato das folhas e disposição dos ramos pode assemelhar-se a Chaetostoma pungens (Koschnitzke, 1997).Tem como sinônimo:Chaetostoma canastrense R. Romero & A.B.Martins (Koschnitzke, 2006 apud Baumgratz, comunicação pessoal).

Distribuição

Espécie endêmica de Minas Gerais (Koschnitzke; Martins, 2010). Chaetostoma fastigiatum foi coletada em três regiões no sul de Minas Gerais. As coletasmais antigas são da Serra do Papagaio, Aiuruoca (Serra da Mantiqueira) e da Serra do Palmital em Ouro Preto. As coletas mais recentes são de regiões próximas, Alpinópolis e Sacramento (Serra da Canastra) (Koschnitzke; Martins, 2006).Até pouco tempo, Chaetostoma fastigiatum foi considerada uma provável espécie em extinçãodevido as poucas e antigas coletas feitas principalmente no final do século XIX. Uma revisão feita por Koschnitzke em 2006 mostra que essa espécie possui ocorrência atual nas Serras da Mantiqueira e da Canastra (Baumgratz, com. pess.).

Ecologia

Ocorre em Cerrado (Koschnitzke; Martins, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Provavelmente extinta (Prob Ex). Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).

Referências

- CRISTIANA KOSCHNITZKE. Revisão Taxonômica do Gênero Chaetostoma DC. (Microlicieae - Melastomataceae). Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1997.

- KOSCHNITZKE, C.; MARTINS, A. B. Revisão Taxonômica de Chaetostoma DC. (Melastomataceae, Microlicieae). Arquivos do Museu Nacional, v. LXIV, p. 93-200, 2006.

- MARTINS, A. B.; BERNARDO, K. F. R. Chaetostoma in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009439>. Acesso em: 3/5/2012.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Chaetostoma fastigiatum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chaetostoma fastigiatum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 01/11/2011 - 16:54:25